O pensamento promove alterações moleculares

Pensar ou induzir certos modos de consciência pode ter efeitos positivos para a saúde é um facto expresso pela comunidade cientifica. Um novo estudo realizado em Wisconsin , Espanha, França apresenta a primeira evidência de alterações moleculares específicos no corpo após um período de actividades práticas de atenção plena intensiva. Este é o primeiro trabalho que demostra alterações rápidas na expressão de genes associados à prática da meditação, diz o autor do estudo Richard J. Davidson, fundador do Centro de Investigação de Mentes Saudáveis ​​e William James e Vilas, Professor de Psicologia e Psiquiatria da Universidade de Wisconsin- Madison.
” O mais interessante, as mudanças foram observadas em genes que são as metas atuais de medicamentos anti- inflamatórios e analgésicos “, diz Perla Kaliman , primeiro autor do artigo e pesquisador do Instituto de Pesquisa Biomédica de Barcelona , Espanha ( CSIC – IIBB – IDIBAPS ), onde foram realizadas as análises moleculares .Em termos mais simples , significa que temos de mudar a nossa forma de pensar se queremos curar o cancro. “A função da mente é criar coerência entre as nossas crenças e a realidade que vivemos “, disse o Dr. Lipton . ” O que isto significa que sua mente irá ajustar a biologia e o comportamento do corpo para se ajustar às suas crenças. Se lhe foi dito que vai morrer em seis meses e sua mente acredita, muito provavelmente você vai morrer em seis meses. Isso é chamado o efeito nocebo , o resultado de um pensamento negativo , que é o oposto do efeito placebo , onde a cura é mediada por um pensamento positivo . “

Este sistema assenta em três partes : uma parte que jura não querer morrer (a mente consciente) , superada pela parte que acredita que você vai (prognóstico do médico mediada pela mente subconsciente ), que em seguida, joga em marcha a reação química ( mediada pela química do cérebro ) para garantir que o corpo está de acordo com a crença dominante. Anteriormente a Neurociência já reconheceu que o subconsciente controla 95 por cento da nossa vida.

Porque não acreditamos à partida? “É uma situação complexa “, disse o Dr. Lipton . As pessoas têm sido programadas para acreditar que são vítimas e que não têm controle sobre si mesmas. Todos aprendemos a mensagem, ao longo da infância, que os médicos eram a autoridade sobre a saúde – logo teríamos de aceitar e cumprir as indicações prescritas. 

Porque é que os pensamentos positivos nem sempre resultam? Porque temos consciência das nossas crenças e comportamentos conscientes, mas não dos subconscientes. A maioria das pessoas nem sequer reconhece que a sua mente subconsciente está em jogo , quando o fato é que a mente subconsciente é um milhão de vezes mais poderosa do que a mente consciente e que 95 a 99 por cento das decisões das nossas vidas são tomadas a partir de programas subconscientes… 

Neste ponto, realizar uma Psicoterapia Psicanalítica ou uma Análise poderia ser tão útil…

 

Para mais informações sobre este estudo consulte: 

 http://www.tunedbody.com/scientists-finally-show-thoughts-can-cause-specific-molecular-changes-genes/

Bad Behavior has blocked 78 access attempts in the last 7 days.