Ao longo da nossa vida somos confrontados com situações no decurso das quais pensamos “Devíamos consultar um Psicólogo”. Se realizarmos uma breve procura na internet verificamos que existem inúmeras referências a duas práticas realizadas por Psicólogos: Apoio Psicológico e Psicoterapia.
O Apoio Psicológico é apenas praticado por Psicólogos (com formação na área de Psicologia Clinica) e tem como principal objectivo fornecer ao paciente um suporte numa fase da sua vida na qual o seu equilíbrio psíquico, devido a um acontecimento imprevisto, é questionado. Na grande maioria dos casos este Acompanhamento tem uma curta duração e termina quando o paciente reedificou o seu estado emocional prévio à situação que estimulou a procura de ajuda. Por vezes, as pessoas apresentam um sofrimento interno constante e prolongado e, perante uma situação adversa como a morte de um familiar ou o despedimento desorganizam-se, necessitando do suporte de um Psicólogo para os auxiliar a reorganizar.
O conceito Psicoterapia teve a sua origem na cultura grega (psykhē – psique, alma, mente, e therapeuein – cuidar, curar), consiste em intervenções psicológicas regulares que procuram aceder aos padrões de funcionamento mental do indivíduo assim como ao seu sistema relacional e promover uma mudança interna no paciente. Ao longo da Psicoterapia é pretendido que o paciente se aperceba da mudança na sua maneira de estar e pensar a vida, que ocorra uma reorganização interna.