Psicoterapia e Apoio Psicológico

Ao longo da nossa vida somos confrontados com situações no decurso das quais pensamos “Devíamos consultar um Psicólogo”. Se realizarmos uma breve procura na internet verificamos que existem inúmeras referências a duas práticas realizadas por Psicólogos: Apoio Psicológico e Psicoterapia.

O Apoio Psicológico é apenas praticado por Psicólogos (com formação na área de Psicologia Clinica) e tem como principal objectivo fornecer ao paciente um suporte numa fase da sua vida na qual o seu equilíbrio psíquico, devido a um acontecimento imprevisto, é questionado. Na grande maioria dos casos este Acompanhamento tem uma curta duração e termina quando o paciente reedificou o seu estado emocional prévio à situação que estimulou a procura de ajuda. Por vezes, as pessoas apresentam um sofrimento interno constante e prolongado e, perante uma situação adversa como a morte de um familiar ou o despedimento desorganizam-se, necessitando do suporte de um Psicólogo para os auxiliar a reorganizar.

O conceito Psicoterapia teve a sua origem na cultura grega (psykhē – psique, alma, mente, e therapeuein – cuidar, curar), consiste em intervenções psicológicas regulares que procuram aceder aos padrões de funcionamento mental do indivíduo assim como ao seu sistema relacional e promover uma mudança interna no paciente. Ao longo da Psicoterapia é pretendido que o paciente se aperceba da mudança na sua maneira de estar e pensar a vida, que ocorra uma reorganização interna.

Leave a Reply

Bad Behavior has blocked 265 access attempts in the last 7 days.